“Data is the new oil” ou, em português, “Dados são o novo petróleo”. A frase, de Clive Humby, empresário de ciência de dados, logo ganhou os holofotes. Não é para menos, afinal, uma cultura baseada em análise de dados é essencial para empresas que desejam melhorar processos internos, ganhar agilidade e aumentar a lucratividade.
Apesar disso, existem ainda muitas organizações que não aproveitam a enorme quantidade de dados que têm à disposição. Pensando nisso, ao longo deste texto queremos explicar como o Business Intelligence pode ajudar seu negócio a tomar decisões não mais baseadas em intuição, mas, sim, em dados concretos.
O que é Business Intelligence (BI)?
Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios, é um conjunto de técnicas e práticas para coletar, analisar e modelar dados de forma a torná-los legíveis e acionáveis. Por meio dele, dados brutos são transformados em informações valiosas.
O BI apresenta informações empresariais relacionadas às mais diversas áreas de uma empresa, como vendas, marketing, financeiro etc. Assim, seu objetivo é ajudar gestores a tomarem decisões informadas e estratégicas baseadas em dados.
Esses dados podem ser coletados de fontes internas e externas, como CRM, ERP, sistemas de gestão, redes sociais, pesquisas de satisfação, entre outros.
Uma ferramenta de Business Intelligence disponibiliza também relatórios que permitem aos líderes e gestores acompanharem o desempenho da empresa ou de uma área em tempo real. Isso ajuda a organização a estar pronta para agir sempre que necessário.
Como ele pode impactar a competitividade de um negócio?
Imagine tomar uma decisão importante com base em experiências anteriores, intuição ou até emoções instintivas. Embora basear-se nisso seja muito válido, basear-se somente nisso pode levar a erros e tropeços.
O BI vem justamente para tirar a intuição e trazer dados reais. A ferramenta faz uma análise aprofundada e procura identificar tendências, padrões e correlações que, em uma análise mais superficial, não são tão evidentes.
Processos comerciais também se beneficiam com o Business Intelligence. A razão para isso é que a tecnologia consegue identificar pontos de melhorias em etapas ou atividades que pode haver ineficiências, gargalos ou falhas. Em outras palavras, mostra para a empresa em quais pontos são necessárias medidas corretivas.
Vale lembrar que processos otimizados são sinônimos de um ambiente de negócios ágil, eficiente e, consequentemente, mais competitivo.
Outra maneira pela qual o BI pode impactar a competividade de um negócio é por meio de painéis e relatórios interativos, dashboard de dados, tabelas e gráficos, os quais tornam possível o acompanhamento de processos em tempo real. Dessa maneira, equipes podem monitorar o desempenho dos processos continuamente, detectando problemas assim que eles surgem e tomando as decisões necessárias o mais rápido possível.
Leia também:
Qual a importância da estratégia para melhores resultados internos e externos?
Nada melhor do que um exemplo para ilustrar a importância do BI. Uma equipe comercial que não conta com a estratégia trabalha diariamente com base em intuição, experiência e relatórios simples.
Já após a implantação do Business Intelligence, essa mesma equipe consegue ter tendências e insights sobre o desempenho das vendas. Isso, graças à coleta de dados de histórico de interações com clientes, registro de pedidos, CRM e por aí vai.
Baseando-se nesses dados, clientes podem ser segmentados com base em preferências de compra, comportamento, geografia etc. Desse modo, os vendedores e representantes comerciais conseguem personalizar suas abordagens e tornam-se mais assertivos.
Também considerando dados históricos e tendências, o BI faz análises preditivas que ajudam na estratégia de vendas, gestão de estoque e planejamento de recursos.
Identificação de vendas cruzadas, previsão de demanda, otimização de preços, análise de mercado, acompanhamento do desempenho individual de cada vendedor e melhorias nos processos são outras vantagens da estratégia de Business Intelligence e que contribuem para tornar os resultados de empresas como a sua cada vez melhor.
Como você pode ver, a estratégia é uma poderosa aliada na obtenção de inteligência de mercado. Se você quiser se aprofundar mais sobre o assunto, acesse agora mesmo nosso e-book gratuito: