ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management) são duas soluções que podem ser utilizadas por negócios dos mais variados setores para automatizar determinados processos. Ainda há muita confusão em torno das ferramentas, pois muitos profissionais acreditam que elas possuem a mesma finalidade.
No entanto, já começamos dizendo que CRM e ERP são tecnologias distintas, sendo que ambas trazem vantagens às empresas. Entenda melhor a seguir.
O que é CRM?
Em português, CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Em linhas gerais, trata-se de uma solução para armazenar, organizar e rastrear todas as informações relativas ao ciclo de vendas de um cliente, bem como para otimizar a prospecção.
Com um CRM, empresas possuem os dados necessários para melhorar também o relacionamento com seus clientes. A plataforma é amplamente utilizada pelas áreas de marketing e vendas e possui diversas funções, como:
- Centralizar dados de leads e clientes;
- Identificar leads em potenciar e nutri-los;
- Marcar reuniões;
- Conduzir prospects e leads pelo pipeline de vendas;
- Melhora os processos de vendas e reduz tarefas repetitivas;
- Realizar análises e relatórios personalizados;
- Possibilitar uma visão 360 graus das interações com leads e clientes;
- Entre muitas outras.
Para saber mais sobre a solução de Customer Relationship Management, conheça aqui seus benefícios.
O que é ERP?
Em português, a sigla ERP significa Planejamento dos Recursos da Empresa. A solução unifica e gerencia todos os aspectos operacionais, como de produção, financeiro, recursos humanos, compras, cadeia de suprimentos etc.
Com sistemas de ERP, os processos de negócios são integrados de ponta a ponta em todos os departamentos e unidades de negócios. Outras funções de um ERP são:
- Agilizar processos;
- Compartilhar dados entre áreas, aumentando a produtividade;
- Automatizar processos;
- Alinhar a comunicação para facilitar a tomada de decisões;
- Proporcionar autonomia na execução de tarefas de rotina;
- Centralizar fluxos de trabalho;
- Entre outros.
Quais as diferenças entre CRM e ERP?
Antes de qualquer coisa, entenda que tanto ERP quanto CRM possibilitam o rápido acesso aos dados. As duas soluções também munem gestores com dados em tempo real para tomadas de decisão mais precisas.
Contudo, enquanto um CRM gerencia clientes em todo o ciclo de vendas, um ERP auxilia profissionais na gestão dos processos organizacionais.
Outras duas diferenças importantes entre ERP e CRM são:
- O ERP automatiza processos e torna-os eficazes para, assim, reduzir custos.
- O CRM melhora a relação com os clientes, aumentando a fidelidade deles com a empresa e, consequentemente, os lucros do negócio.
- Um dos focos principais do ERP é o melhor uso dos recursos de uma organização;
- O CRM se concentra na gestão de relacionamento dos clientes e no aumento das vendas.
Destacamos ainda que um CRM é sobre gerenciamento e nutrição de leads, automação de marketing, controle dos processos de vendas, identificar compradores etc. Já um ERP gira em torno da gestão de fluxos de trabalho.
CRM e ERP: qual escolher?
Como você viu, cada uma das soluções possui um propósito diferente. Ambas simplificam e automatizam processos, sendo que o ERP pode ser implementado em todas as áreas, enquanto o CRM é voltado mais para marketing e vendas.
Combinados, um CRM e um ERP podem maximizar o crescimento dos negócios. Isso porque, enquanto o primeiro é inteiramente voltado ao funil de vendas, o segundo integra todas as áreas e garante um fluxo unificado de informações.
Portanto, a verdade é que não se trata de escolher entre uma e outra ferramenta, pois as duas ajudam a melhorar os resultados. No entanto, por questões de custos, empresas normalmente planejam o investimento por ordem de prioridade.
Geralmente, negócios que querem aumentar a participação no mercado, aumentar o número de clientes e/ou focar na fidelização e prospecção, iniciam com um CRM. Já quando o objetivo é melhorar a eficiência dos processos para entregar produtos e serviços de qualidade, uma boa escolha é começar com um ERP.
Entretanto, lembre-se que uma plataforma não substitui a outra. Afinal, ao mesmo tempo que uma organização~ precisa otimizar processos e unificar informações entre departamentos, ela também necessita realizar uma gestão do relacionamento com os clientes de modo eficaz.