Outbound Marketing: o que é? Como ele te ajuda a vender mais?

Compartilhe

Quando falamos de marketing, existem dois termos muito utilizados: inbound e outbound. O primeiro é o que mais tem recebido destaque nos últimos anos. No entanto, em um processo de vendas é importante também conhecer sobre o outbound marketing e seu papel na abordagem comercial.

Normalmente, a estratégia outbound requer um pouco mais de investimento, mas isso não significa que sua empresa deva deixá-la de lado. Muito pelo contrário, e ao longo deste artigo você entenderá melhor o que queremos dizer. Boa leitura!

O que é outbound marketing?

Outbound marketing é um tipo de estratégia na qual uma empresa inicia a conversa com o público, sem que ele tenha dado permissão para tal. Em outras palavras, refere-se às ações que exigem que o profissional de marketing, ou até de vendas, vá atrás dos clientes em potencial.

É o oposto do inbound marketing, no qual espera-se que as ações colocadas em prática façam o cliente tomar a iniciativa de iniciar uma conversa.

Exemplos de ações de outbound marketing

Um ponto importante que tocamos acima é o fato de que o outbound marketing não pede permissão. É quando, por exemplo, você está lendo uma notícia em um site e aparece um banner do lado apresentando algum produto. Ou quando você faz uma pesquisa no Google e aparecem resultados patrocinados.

Mais exemplos de ações de outbound marketing incluem:

·        Publicidade tradicional, como propagandas na televisão e no rádio, outdoors, publicidade impressa entre outros;

·        Anúncios pop-up, banners e propaganda nos mecanismos de pesquisa e redes sociais;

·        Cold call;

·        Mensagens recebidas no WhatsApp ou SMS;

·        Materiais de marketing impressos;

·        Eventos e feiras de negócios;

·        E-mails considerados spam;

·        Etc.

Como o outbound marketing pode ajudar sua empresa a vender mais

No outbound marketing, muitas vezes o potencial cliente nunca ouviu falar da empresa ou do produto/serviço que ela oferece. Por esse motivo, a estratégia pode ser utilizada como um primeiro passo para tornar o negócio conhecido e ajudar na construção de relacionamento.

Dito em outros termos, o outbound é um meio de estabelecer presença. Como exemplo, imagine que você vá a um evento da sua área e veja um catálogo de produtos e serviços de uma empresa X. Até o momento você nunca tinha ouvido falar nela, mas o material fez com que você conhecesse sobre o negócio.

Isso pode significar que, se alguém daquela empresa mandar um e-mail ou entrar em contato com você, você já terá uma ideia do que trata a organização.

Pelo fato de expor serviços e produtos a um novo público, o outbound marketing consegue ter um alcance maior, o que significa que ele aumenta a possibilidade de fazer crescer a base de clientes.

Vale ainda destacar que, conforme comentamos, no outbound é a empresa que inicia a conversa, ao invés de esperar que o potencial cliente venha até ela. Ou seja, é ela que proativamente vai atrás de prospects com a intenção de fazê-los se interessar pelas suas ofertas.

Como garantir que o outbound marketing traga resultados

O primeiro passo é conhecer o perfil ideal do cliente. Do contrário, a equipe de prospecção vai perder um tempo considerável indo atrás de pessoas e empresas que não têm interesse no que a organização tem para oferecer.

O segundo é ter um bom gerenciamento de leads no funil de vendas. Para ilustrar, imagine um representante entrar em contato com um prospect para apresentar a empresa, sendo que outro já havia feito isso duas semanas atrás?

Ainda, imagine contatar um prospect e não lembrar de fazer o follow-up? Com um CRM é possível manter as informações centralizadas e garantir uma gestão de leads eficaz.

O terceiro e último passo é não esquecer que, para ter sucesso, as ações de outbound precisam ser segmentadas. Isso somente é possível quando a empresa consegue reunir, organizar e analisar os dados por meio de uma solução (como um CRM que possibilita a análise de Big Data).

E se sua empresa consegue obter leads com outbound ou inbound marketing, mas está com problemas em convertê-los, então aproveite que está aqui e leia este artigo:

·        Conversão de vendas: o lead eu já tenho. Como converter em cliente?

Fale conosco

Nome*
E-mail*
Telefone*
WhatsApp (Opcional)
Área*
Mensagem*