Em um primeiro momento, sua equipe de vendas pode confiar em planilhas para organizar e gerenciar dados dos clientes. Mas, basta a empresa crescer um pouco, para que Excel ou Google Sheets fique impraticável e seja impossível acompanhar o que está acontecendo.
É então que entra em cena uma ferramenta de CRM, sigla para Customer Relationship Manager, que em português significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. Essencialmente, a solução centraliza os dados dos clientes e permite que eles sejam gerenciados e analisados em todo o ciclo de vida de uma venda.
Investir em um CRM é levar sua empresa a outro patamar: o de aumentar a base de clientes e mantê-los satisfeitos ao mesmo tempo que garante ao time de vendas mais eficiência e produtividade.
Em outra oportunidade elencamos cinco benefícios do CRM. Nas próximas linhas, apresentamos quatro motivos que mostram o que sua empresa pode ganhar ao investir na ferramenta:
Redução de custos
Um CRM é uma ferramenta indispensável para equipes de vendas que querem reduzir custos. A solução consegue isso de algumas maneiras, como:
- Custo de Aquisição do Cliente (CAC): 10 em cada 10 empresas desejam reduzir o CAC. Brincadeiras à parte, um CRM pode ajudar a atingir o objetivo, uma vez que ele pode ser usado no pós-venda para adotar ações de retenção de cliente.
- Custos com papel: uma solução de gestão de relacionamento com o cliente gerencia os documentos digitalmente. Ou seja, todos os dados de seus clientes, desde o momento do primeiro contato até o fechamento do negócio e passando pelo pós-venda, ficam armazenados na plataforma. Além de redução de gastos com papel, um CRM reduz os custos de armazenamento.
- Erros: erros podem significar altos custos para uma empresa. Por exemplo, perder uma reunião por esquecimento ou enviar a proposta para o cliente errado, pode causar problemas que impactam no caixa. Um CRM evita que eles aconteçam.
Além disso, o CRM automatiza as atividades de venda, diminuindo custos envolvidos em cada processo e aumentando a lucratividade.
Aumento de eficiência
A automação de processos de vendas torna a equipe mais eficiente. Pense, por exemplo, no processo de nutrição de leads. Um CRM possibilita registrar relacionamentos e monitorá-los para que vendedores consigam atuar de maneira mais assertiva e no tempo certo.
Parte disso ocorre porque os dados ficam todos centralizados na plataforma, ao invés de estarem espalhados em planilhas ou em anotações em papéis. Ainda, a ferramenta dá aos gestores um panorama 360º de todo o ciclo de vendas, isto é, da captação de leads ao pós- vendas.
Portanto, grave que: de processos de vendas aos dados dos clientes, passando pelas campanhas de marketing, o CRM, ao automatizar e organizar esses processos, ajuda o time comercial a obter as informações que precisa em poucos cliques.
Ainda, CRMs robustos possibilitam o controle, de forma eficiente e dinâmica, de como o tempo da equipe está sendo empenhado. Se necessário, gestores podem atuar pontual e precisamente para sanar possíveis lacunas que impedem processos de serem eficientes.
Mapeamento das etapas do processo de vendas
Implementar um CRM permite à equipe comercial acompanhar em que estágio o lead está e qual o curso de ação a ser tomado. Isso evita que um mesmo lead seja abordado mais de uma vez pelo mesmo motivo e que os vendedores sejam mais assertivos no contato.
Ainda, um software de Customer Relationship Management traz uma visão precisa do processo de vendas e possibilita o rastreamento do progresso e a medição de resultados.
Mais possibilidades de sucesso nas conversões
Gerar novos leads requer tempo e dinheiro. Mas, o que fazer após os leads terem sido captados?
Se sua equipe de vendas dispensa o mesmo esforço a todos os leads que chegam do marketing, pode ter certeza de que tem algo errado acontecendo. A razão é que nem todos os leads podem ser classificados como “quentes”.
Um CRM ajuda na etapa de qualificação de lead, permitindo que a equipe de vendas concentre as energias em oportunidades com mais probabilidade de sucesso. Com a priorização, o resultado é um só: mais conversões.
Leia também:
Para fechar… (dica especial)
Resumidamente, um CRM centraliza e organiza informações relativas aos leads e clientes, detalhes de contas e oportunidades de vendas. Apesar de toda solução de Customer Relationship levar isso em conta, nem todas trazem as mesmas funcionalidades.
Com isso em mente, convidamos você a conhecer o Prospecta +, um sistema de gestão sob medida que permite o controle de todas as suas operações com várias ferramentas de vendas e marketing. Dê só uma olhada nos módulos disponíveis:
- CRM;
- Big Data;
- Funil de vendas;
- Inbound Marketing Inteligente;
- Telefonia digital em nuvem;
- Prospecção Inteligente;
- E-mail Marketing rastreável;
- Leads por assinatura;
- Sistema Prospecta+.