Já ouviu falar sobre o conceito de cold outreach (alcance frio)? Trata-se de um conceito muito importante para os negócios e que precisa estar na mente de sua equipe de vendas.
Afinal, aborda justamente o processo de alcançar clientes em potencial e clientes que não possuem um relacionamento ainda com a marca.
Entender mais sobre a abordagem e como o alcance frio pode impactar seu negócio é de grande importância para que não cometa erros e perca oportunidades.
Nós trouxemos mais informações e dicas que vão te ajudar a garantir que tenha mais chances de alcançar clientes em potencial.
O que é cold outreach?
O cold outreach é o termo utilizado para se referir ao processo de se conectar com clientes em potencial e clientes que nunca ouviram falar de sua marca.
A abordagem é muito importante no B2B de SaaS, afinal, é preciso atrair novos clientes para crescer a base do negócio.
E para tal, é indispensável usar e-mails, chamadas e até redes sociais para se conectar com clientes em potencial.
O que fará com que a empresa possa gerar interesse e converter esses leads em clientes pagantes.
Todavia, é preciso fazer o processo com uma estratégia clara, para que a abordagem fria seja eficiente e capaz de realmente atrair novos clientes pagantes para o negócio.
Taxa de sucesso e canais do cold outreach
O objetivo de investir em cold outreach é justamente que a equipe de vendas seja capaz de gerar interesse e converter leads em clientes pagantes. Para tal, é possível recorrer a diferentes canais de interação, confira mais a respeito:
1. E-mail
Uma das formas de interagir com leads é por meio de e-mail, principalmente por ser um canal que a maioria das pessoas ainda checa diariamente.
Um ponto interessante é justamente que a equipe precisa fazer uma pesquisa extensa, personalizando a mensagem para chamar a atenção da pessoa que vai receber a mensagem.
Em geral, a abordagem por e-mail bem elaborada tem uma taxa de retorno entre 10% e 30%, proporcionando alguns leads e algumas vendas.
É preciso garantir que a sua abordagem está suficientemente personalizada, para que possa realmente chamar a atenção das pessoas que vão receber o seu e-mail.
Portanto, é fundamental que a equipe tenha clareza sobre seus objetivos, para que forme uma lista de contatos para os quais enviar o e-mail tentando captar a atenção do público.
No mercado B2B, é interessante aproveitar a possibilidade de enviar e-mails para atrair atenção para a marca.
2. Ligações
Muito embora seja um método extremamente popular para divulgar a marca, com o intuito de atrair atenção para a empresa, é interessante observar que também é um método extremamente desafiador de se conectar com clientes.
Afinal, a chamada tem uma taxa de sucesso na faixa de 2%. O que faz com que seja realmente necessário tentar entrar em contato com muitas pessoas para que a equipe tenha a possibilidade de fechar negócios.
É preciso trabalhar para encontrar o script ideal, com o intuito de atrair a atenção e garantir que a pessoa não desligue a ligação.
Uma vez que você encontrar o modelo certo e entenda para quais pessoas ligar, é natural que tenha ótimo resultado ao se conectar com potenciais clientes.
Portanto, é uma maneira de se conectar que vale a pena experimentar, principalmente se a sua equipe é maior e tem tempo hábil para atingir a meta de vendas.
3. Redes sociais
O uso de redes sociais também é uma possibilidade para gerar mais vendas. Afinal, plataformas como LinkedIn, Facebook e Instagram permitem que a empresa alcance clientes em potencial e faça interações relevantes.
É uma estratégia que requer visão e esforço de longo prazo. Afinal, o trabalho precisa ser feito de forma contínua para atrair a atenção do público mais adequado.
O uso das redes sociais não é sobre fazer uma única venda e sim sobre construir relacionamento com os clientes em potencial.
De modo que, possa aproveitar as chances e oportunidades de vendas, garantindo que tenha um bom resultado ao se conectar com pessoas que realmente apresentam interesse pela marca.
Além disso, já existem pesquisas que apontam que 78% dos vendedores que usam as redes sociais possuem resultados melhores que seus pares que não usam.
Portanto, é um processo demorado de captação de atenção, mas que realmente dará retorno ao criar um relacionamento com os clientes em potencial e viabilizar que se tenha uma interação que resulte em venda.
Perceba que é um investimento em manter as redes sociais da empresa ativas, postando conteúdo de qualidade e interagindo com o público.
Todavia, é necessário para que a empresa tenha realmente o cuidado de dar atenção ao cliente, oferecendo suporte nas mensagens e comentários das postagens. Caso contrário, haverá certa dificuldade de conquistar a atenção desejada.
4. Adotar a divulgação multicanal
Outra possibilidade interessante é observar que a estratégia multicanal oferece ao negócio a possibilidade de construir uma cadência de vendas.
É uma abordagem que une o uso de e-mail, chamadas telefônicas, plataformas de mídia social e até mesmo o site da empresa.
Ao utilizar a estratégia multicanal, é possível aumentar as chances de garantir que a empresa realmente consiga interagir com leads interessados no mercado em que a empresa atua.
Aspecto que faz toda a diferença para que a empresa possa ter ótimos resultados, gerando vendas e oportunidade de geração de relacionamentos que trarão bons negócios para a empresa.
Afinal, quando se fala em divulgar a empresa para pessoas que realmente se interessam pelas soluções, é possível que a concretização da primeira venda demore. Todavia, ao construir um relacionamento com o público consumidor, é natural que as vendas ocorram com o passar do tempo, quando todos os contatos são estimulados a percorrem o funil de vendas.
Conte com equipe especializada em prospecção
Sente que precisa melhorar o resultado de sua empresa? Tenha uma equipe especializada e que seja capaz de fazer a prospecção de clientes de forma eficiente.
Entre em contato conosco e garanta que a prospecção de clientes de sua marca estará em boas mãos.