Captação de leads: o que é e como fazer? 6 dicas e 10 estratégias de captação

Compartilhe

Em um mundo cada vez mais competitivo, se diferenciar nas estratégias de captação de leads é, a bem da verdade, uma necessidade para qualquer negócio. 

Afinal, os potenciais clientes representam possibilidade de crescimento, e por isso, é essencial ter um processo sólido para atraí-los e convertê-los em compradores. 

Contudo, para realmente gerar valor com essas estratégias, é preciso muita inteligência de negócios e tomadas de decisões assertivas e baseada em dados. 

Assim sendo, para ajudar você, selecionamos algumas dicas fundamentais para qualificar e diversificar seus canais de captação de leads. 

Fique com a gente para conferir! 

 

O que é captação de leads e por que ela é importante? 

Em síntese, a captação de leads, também conhecida como geração de leads, é o processo de atrair e coletar informações de contato de pessoas que demonstram interesse em seus produtos ou serviços.  

Essa prática é crucial para empresas de todos os portes. Afinal, ela permite: 

 

Aumentar a base 

Ao gerar bons leads, você cresce o número de pessoas que podem virar efetivamente seus clientes. 

 

Qualificar leads 

Ao coletar informações e posteriormente enriquecê-las, você pode identificar quais leads são mais propensos a comprar e direcionar seus esforços para eles. 

 

Nutrir leads 

Ao fornecer conteúdo relevante e valioso, você educa e amadurece os leads sobre seus produtos ou serviços, os prepara para a compra e reforça sua imagem de autoridade no assunto. 

 

Gerar vendas 

Com leads qualificados e nutridos, você reduz o CAC e o ciclo de vendas, pois foca somente nos potenciais clientes que estão mais propensos a comprar. 

Como resultado, fica mais fácil aumentar a taxa de conversão e o ROI das campanhas de captação de leads. 

BAIXE GRÁTIS: Descubra como a Inteligência de Mercado pode mudar o futuro de suas vendas 

 

10 estratégias de captação de leads para sua empresa

Para ampliar as chances de sucesso das suas estratégias de captação de leads, é crucial diversificar ações. 

Contanto, claro, que você esteja onde o seu potencial cliente está. 

Confira 10 canais de captação de leads qualificados para potencializar o seu processo: 

 

1. Site 

Além de otimizar todo o site com estratégias de SEO e construir boas páginas para seus produtos, recorra a recursos como landing pages, formulários de contato, chatbots e CTAs para transformar os visitantes em leads. 

 

2. Blog 

Crie conteúdos relevantes, de qualidade, otimizados e que falem das dores e desafios do seu público-alvo. 

Desse modo, será possível mostrar autoridade no assunto ao mesmo tempo que educa e amadurece o visitante que está lendo seus artigos. 

Não esqueça, também, de criar boas CTAs para ajudá-los a, de fato, se transformarem em leads.

 

3. Materiais educativos 

Através de eBooks, infográficos, webinars, podcasts e outros materiais valiosos você consegue impactar diferentes perfis de clientes, construir autoridade no nicho, despertar atenção e melhorar os resultados de geração de leads. 

 

4. Redes Sociais 

Utilize as redes sociais para se conectar com seu público-alvo, tanto para compartilhar conteúdo criado, como para gerar leads por meio de ofertas, cupons, lançamento de novidades, etc.  

Entretanto, mesmo que você não faça a captação de leads diretamente pelas redes sociais, seu uso não pode ser negligenciado. 

Afinal, elas são poderosas ferramentas de conexão com seu público-alvo – seja para interação, seja para receber feedbacks para melhorar outras estratégias. 

 

5. Email Marketing 

Envie emails personalizados e segmentados para nutrir seus leads e convertê-los em clientes. 

Nessas comunicações, envie conteúdos do blog, ofertas, cupons e novidades que façam sentido para os desafios que o lead tenha. 

 

6. Anúncios pagos 

Use ferramentas de captação de leads como Google, Meta (Facebook e Instagram) e LinkedIn para segmentar seu público-alvo e alcançar leads qualificados com campanhas de Ads. 

Comece com valor baixo e vá testando diversos anúncios até começar a ter resultados relevantes. 

 

7. Eventos e feiras 

Participe de eventos e feiras do seu segmento para se conectar com potenciais clientes, criar networking e captar leads. 

Além, claro, se couber no seu orçamento, investir em estandes para expor seus produtos ou serviços para ter uma visibilidade de marca ainda melhor. 

 

8. Parcerias estratégicas 

Faça parcerias com outras empresas para gerar leads mutuamente, seja oferecendo soluções conjuntas, seja através de ações de comarketing. 

 

9. Prospecção ativa 

Considere estruturar uma área do marketing somente para prospecção ativa de clientes – estruturando abordagens via email, telefone e WhatsApp de uma lista que você gerou e enriqueceu dados. 

 

10. Publicidade tradicional

Por fim, o tradicional sempre pode funcionar. Se fizer sentido, utilize anúncios em jornais, revistas, rádios e TV para alcançar seu público-alvo. 

 

6 dicas para melhorar as campanhas de captação de leads qualificados

Embora você já tenha entendido a importância de fazer a captação de leads qualificados em diversos canais, precisamos dar um passo para trás e voltar um estágio.  

Em outras palavras, antes de estruturar campanhas, é necessário organizar o processo para ser assertivo nas estratégias de atração. 

Para isso, considere as seguintes etapas: 

 

1. Definição da persona 

Tudo começa por aqui. Ou seja, é crucial, antes de iniciar qualquer ação, entender quem é o seu cliente ideal. 

O que ele gosta e consome? Onde ele se encontra? Qual é a sua maior dor? Qual seu maior desafio? E objetivo?  

Consequentemente, a definição dessa persona servirá como base para todas as estratégias de captação de leads e, também, para orientar o vendedor na hora de negociar com o cliente – ajudando a personalizar o discurso. 

 

2. Criação de bons conteúdos 

Precisamos reforçar esse tópico. Afinal, mesmo que você diversifique os canais de geração de leads, essa etapa segue indispensável. 

Por isso, é preciso, sempre, oferecer conteúdo valioso que responda às dúvidas e solucione os problemas do seu público-alvo.  

Não esqueça de, após publicá-lo, espalhar pelo maior número de canais de comunicação possível. 

 

3. Otimização do site  

É importante, até para reduzir os custos das campanhas de captação de leads, que o site da sua empresa seja facilmente encontrado pelos mecanismos de busca.  

Nesse sentido, procure otimizar títulos, meta-descriptions, conteúdo escrito, estrutura do site (acelerando carregamento e deletando scripts desnecessários), entre outros. 

 

4. Criação de emails de nutrição 

O email marketing segue sendo uma ferramenta eficiente para nutrir leads e convertê-los em clientes. 

Uma boa prática aqui é criar campanhas de email personalizadas e segmentadas por tipo de cliente, produto, necessidade ou algum outro aspecto mapeado. 

 

5. Incentivar recomendações 

Clientes satisfeitos compram de novo e/ou mais. E também indicam novos compradores. 

Então, que tal incentivar seus melhores clientes a indicarem você para a base de consumidores que eles possuem e também para seus parceiros? 

Para isso, claro, estruture um programa de recompensas ou descontos para quem trouxer novas vendas. 

 

6. Monitorar e analisar resultados

Sem dúvida alguma, o sucesso das campanhas passa decisivamente por acompanhar de perto o desempenho das suas estratégias de captação de leads.  

Desse modo, será possível tomar decisões sempre assertivas e baseada em informações confiáveis. 

Assim sendo, utilize ferramentas de análise de dados para identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. 

 

Conclusão

Como você viu, para ser assertivo nas estratégias de captação de leads, é crucial conhecer muito bem seu público-alvo. 

Nesse sentido, é preciso saber nutrir e amadurecer o lead para, no momento certo, abordá-lo e conduzi-lo em toda a sua jornada de compra. 

Para aumentar o ROI de suas campanhas, a Prospecta Global Solution ajuda você aplicando metodologias próprias, já replicadas e testadas que ajudam a potencializar a captação de leads. 

Centralize operações e mude de patamar o seu processo de aquisição de clientes. 

Para saber mais, fale com um dos nossos especialistas ainda hoje. 

Até a próxima! 

 

Fale conosco

Nome*
E-mail*
Telefone*
WhatsApp (Opcional)
Área*
Mensagem*