As principais habilidades de um SDR de sucesso

Compartilhe

SDR de sucesso

O SDR de sucesso é um profissional que atua identificando leads para gerar vendas, por isso, precisa ter um conjunto específico de habilidades.

Quando o profissional acumula tais habilidades, sua atuação se torna muito mais assertiva, potencializando as chances de gerar vendas a cada novo lead analisado.

O que faz com que seja importante que o profissional que atua como sales development representative procure se desenvolver para apresentar em sua atuação as hard e soft skills mais adequadas.

Dito isso, trouxemos quais são as habilidades principais para que consiga construir seu objetivo de ser um SDR de sucesso.

SDR de sucesso: entenda o objetivo

É praticamente impossível que um SDR de sucesso tenha 100% de assertividade em sua atuação. Todavia, um profissional que atua na área precisa nutrir algumas habilidades para gerar as vendas almejadas.

O primeiro passo antes de conhecer quais são tais habilidades valorizadas para sua carreira, é identificar quais métricas acompanhar.

Afinal, é preciso ter clareza sobre o que é um “SDR de sucesso” em sua visão. Afinal, já adiantamos que 100% dos negócios não serão fechados. Mas se a sua métrica é ter resultado de venda em 90% daqueles leads com os quais atuou, temos uma métrica a ser atingida.

Deixar a métrica “de sucesso” em aberto é um equívoco que dificulta a sua automotivação. Tenha metas a atingir como resultado do seu investimento em desenvolver novas habilidades. Ter clareza sobre os números possibilita que tenha ótimos resultados a partir de sua estratégia de buscar desenvolvimento de novas skills.

6 habilidades importantes para o SDR de sucesso

Para que você possa desenvolver habilidades valiosas para o mercado, nós trouxemos uma lista com as 6 que são mais valorizadas pelo mercado, confira quais são:

1.      Boa comunicação

Saber se comunicar com eficiência, sendo claro naquilo que está comunicando é um enorme diferencial para o SDR.

O profissional precisa ser bom em ouvir o lead, compreendendo o contexto para que possa oferecer soluções mais adequadas com clareza.

Dessa forma, a pessoa entende a proposta que é feita pelo SDR e identifica se deseja realizar a compra que da solução sugerida.

2.     Proatividade e automotivação

Um profissional que atua como SDR precisa tomar a iniciativa para obter novos leads. E isso depende de usar estratégias de abordagem e ser um profissional proativo.

Quando os nãos começam a se acumular é natural que o profissional necessite de automotivação.  Caso contrário, a performance começa a ser prejudicada pela desmotivação que comumente abate os profissionais que enfrentam desafios e rejeições no cotidiano.

Ser persistente e buscar sempre alcançar as metas estabelecidas é fundamental para que se possa ter resultados acima da média.

3.     Conhecer o cliente e acreditar na solução que está oferecendo

O ideal é que o profissional conheça profundamente o cliente, para que possa entender as suas reais necessidades e oferecer uma solução adequada.

Para tal, o profissional precisa fazer as perguntas corretas, demonstrando interesse naquele lead e gerando uma relação de confiança.

Afinal, é preciso que o lead perceba valor na solução oferecida. E se a interação é extremamente curta e o SDR parece querer empurrar produtos, a credibilidade ficará abalada. Ter paciência e cultivar o lead é parte importante do processo e requer habilidade para tal.

4.     Buscar aprendizado contínuo para ser SDR de sucesso

Além de conhecer o que o cliente está buscando e seu produto, é importante conhecer os pares de mercado. Tendo em vista que, é preciso se diferenciar, antecipar quais serão as objeções dos clientes e adaptar estratégias de vendas de acordo com o cenário.

Analisar o mercado, monitorar os concorrentes e compreender quais são os pontos fracos e fortes de suas soluções é importante.

Até mesmo para que a equipe consiga trazer o feedback do cliente para o negócio e implementar melhorias continuamente. Justamente com o intuito de garantir que as suas soluções sejam as melhores possíveis.

Afinal, a busca por evolução é importante para que a empresa continue se tornando melhor ao longo do tempo. Soluções que evoluem com o passar do tempo continuam sendo competitivas.

5.     Gestão de tempo

Quem almeja bater metas e ter resultados acima da média precisa ser um bom gestor de tempo. O SDR deve priorizar a execução de tarefas, trabalhar com metas realistas e lidar com ferramentas de produtividade para otimizar seu tempo.

Ter um fluxo de trabalho eficiente é importante para que tenha resultados consistentes. Um profissional que faz bom uso de ferramentas de vendas disponíveis consegue otimizar etapas dos processos.

Dessa forma, é possível melhorar a eficiência e a qualidade das interações com os leads. As ferramentas de prospecção, uso de CRM e uso de automação de e-mails é interessante para otimizar o ritmo de trabalho.

Se um profissional não faz bom uso de ferramentas de vendas ele terá dificuldade de passar o bastão para o colega. Bem como, é natural que o SDR se perca com tantas atividades ocorrendo ao mesmo tempo, o que faz com que as ferramentas sejam essenciais para o cotidiano de trabalho.

6.     Lidar bem com a passagem do bastão

É importante que o profissional tenha a capacidade de oferecer uma transição suave passando o atendimento para o vendedor. De modo que, o lead possa ter essa transição fluida, que será capaz de manter o engajamento e o interesse no processo.

O vendedor precisa estar alinhado com o SDR com o intuito de garantir justamente que o processo seja agradável e a relação com aquele lead seja continuada até gerar a venda.

Invista em formação continuada

Um profissional que atua como SDR deve investir em formação continuada, para que possa desenvolver suas habilidades e competências, visando melhorar a sua atuação diariamente.

Portanto, é uma área que requer dedicação e paixão pela atividade. De modo que, o profissional procure o aperfeiçoamento contínuo para que possa ser um SDR melhor.

Tendo em vista que, o profissional que se capacita de forma contínua consegue melhorar a própria produtividade. Além disso, é um profissional que cria para si uma diferenciação, justamente por ter resultados que são acima da média.

O que faz com que valha a pena investir em desenvolver as habilidades de um SDR de sucesso para alcançar novos patamares em sua carreira.

Terceirize seu time de SDR com a Prospecta. Estamos prontos para ajudar você a identificar, atrair e converter os melhores leads. Seja efetivo em vendas B2B. Vamos conversar! 

Fale conosco

Nome*
E-mail*
Telefone*
WhatsApp (Opcional)
Área*
Mensagem*