Como a revolução digital está transformando as vendas?
Sem exageros, podemos dizer que, de alguns anos atrás para os tempos atuais, vivenciamos um salto exponencial na tecnologia. O motivo? A revolução digital nas vendas.
O acesso ao conhecimento e à informação nunca foi tão fácil. Com o aumento no número de dispositivos móveis e do uso da internet, vendedores e clientes podem interagir a qualquer momento — sem precisar estar no mesmo fuso horário.
E o que falar dos CRMs (sistemas de gestão de relacionamento com o cliente)? Essas ferramentas estão cada vez mais aumentando a eficiência, a produtividade e a transparência no processo comercial. Todos esses fatos (além de muitos outros que poderíamos descrever aqui), comprometem a abordagem de vendas tradicional, isto é, aquela focada somente em “vender a todo custo”.
Muito além de fechar uma venda, a revolução digital nas vendas tem nos mostrado a necessidade de uma abordagem voltada à experiência do cliente. Nas próximas linhas, você é nosso convidado para embarcar nessa discussão. Vamos lá?
Comportamento do vendedor diante da revolução digital nas vendas
Um novo cliente surgiu com o ambiente digital. Hoje, clientes que iniciam a interação com uma empresa não querem ouvir de um vendedor o que um produto faz. Na verdade, muitas vezes eles chegam até o profissional de vendas já sabendo das características dos produtos e dos seus benefícios.
Com acesso à informação na palma da mão, o cliente da era digital tem mais conhecimento e menos tempo. Em muitos casos, quando ele entra em contato com uma organização, já fez várias pesquisas na Internet e recebeu sugestões de colegas. Portanto, ele não quer gastar minutos ouvindo o que já sabe, ou o que é pior, ouvindo o que não faz sentido para ele naquele momento.
Por isso, os vendedores devem descobrir como agregar valor, em vez de fornecer discursos prontos, que muito provavelmente só servirão para afastar o cliente. Essa mudança de chave melhora significativamente a experiência do cliente com o processo de vendas, pois estamos falando de um vendedor genuinamente interessado em ajudar.
Como se adaptar a essa evolução?
Para melhorar a experiência de vendas, é necessário se conectar com os clientes. E como estamos falando da era digital, essa conexão pode ser potencializada com o uso de tecnologias que otimizam as operações e dão acesso a novas oportunidades de vendas.
Perceba que se trata de uma combinação de ferramentas digitais com engajamento humano. De um lado, temos a tecnologia fornecendo dados e, de outro, precisamos de vendedores de carne e osso para estabelecerem conexões reais e estratégicas.
Na prática, para se adaptar às mudanças trazidas pela revolução digital nas vendas, os times comerciais precisam usar dados de forma inteligente e, assim, fortalecer suas estratégias. Com esses dados, é possível extrair insights valiosos que ajudam vendedores a conduzirem clientes pelo funil de forma fluida — sem querer forçar um relacionamento ou uma venda.
Afinal, o digital não é sobre vender a qualquer custo, mas sim sobre entender o cliente e tornar-se um aliado dele.
O que pode acontecer se o seu negócio não se adaptar?
Para muitas equipes de vendas, acostumadas à abordagem tradicional, pode ser difícil compreender que é preciso mudar a mentalidade. Chegar ao cliente com inteligência e entender que nem todo prospect é um cliente em potencial podem ser dois grandes desafios.
Apesar de ser desafiador, isso não significa que seja impossível. Pelo contrário: diversas empresas já se adaptaram às mudanças e hoje possuem vendedores altamente alinhados ao comportamento dos clientes modernos.
Pensando que novos players surgem constantemente no mercado, que a concorrência cresce e que hoje a maioria dos clientes inicia sua jornada de compras com certo conhecimento, negócios que não são flexíveis o suficiente para a mudança têm alta probabilidade de perderem espaço no mercado.
Queremos que sua empresa cresça e seja cada vez mais lucrativa. Por isso, encerramos esse texto com um convite: pronto para mudar sua estratégia de vendas e abraçar a tecnologia? Fale conosco agora!