Quais serão as Oportunidades de Negócio em 2017?

Compartilhe

Para você que pretende ampliar seus empreendimentos, o tempo é bom – sujeito a ficar melhor ainda. É isso mesmo, as oportunidades de negócio para 2017 são promissoras, principalmente na área tecnológica ou em mercados com alto uso de tecnologia. Até aí, vamos ser sinceros, não tem muita novidade, mas já dá para ter uma boa ideia de por onde começar para quem quer apostar suas fichas em boas oportunidades de negócio. Novidade mesmo são os novos índices econômicos já que o mercado financeiro baixou sua expectativa de inflação para este ano e para o ano que vem – e ainda acenou com a perspectiva de um encolhimento menor do Produto Interno Bruto (PIB). As informações, divulgadas na última edição do boletim Focus, do Banco Central, foram baseadas em dados coletados com mais de 100 instituições financeiras e trazem, depois de muito tempo, um certo tom otimista. Então, já que as nuvens negras parecem estar se dissipando, é só juntar números com ideias e uma boa análise do mercado para encontrar seu púbico alvo e pegar a estrada rumo ao sucesso.

 

Um olho na economia, o outro nas melhores oportunidades de negócio em 2017

Quem quer empreender pensa logo na taxa de juros – claro, é ela quem vai dar o tom inicial do seu investimento e, depois, do seu lucro, de acordo com o que sobrar depois de pagar tudo. Bem, ela ainda está no maior nível dos últimos 10 anos, mas a estimativa é que o mercado financeiro a corte até o final de 2016 para que ela se encaixe na previsão de 13,50% ao ano (hoje ela está em 14,25%).

Como a taxa alta reduz o consumo e o crédito e o governo quer conter as pressões inflacionárias, ela deve ficar por aí mesmo até dezembro. Porém – e tudo na vida tem um porém – o BC tem que dar uma calibrada para manter a meta inflacionária para o ano que vem, por isso a expectativa é que ela caia em 11% em 2017.

E isso tudo vai de encontro aos dados do IBGE, que mostram que a inflação voltou a perder força, com a menor taxa dos últimos 12 meses, acumulando 8,84%, abaixo dos 9% registrados em 2015. Por outro lado, o PIB, que teve o maior recuo em 25 anos no ano passado, ficando em 3,8%, deve fechar 2016 em 3,23%: a contração existe, mas é menor. São os negócios voltando a se aquecer.

 

Qual dessas oportunidades de negócios é mais atrativa para o seu empreendimento?

Se o panorama começa a se desenhar mais favorável, ainda que nem tão tranquilo a melhor dica é empreender no que é tendência – e aí vale a pena prestar atenção no que diz o site americano Inc. O site traçou um panorama das melhores oportunidades de negócios em 2017 focando nos Estados Unidos, claro, mas se você pensar bem, por aqui não é muito diferente não. Tem muito público alvo brasileiro para essas ideias, é só você saber encontrar seus leads.

 

O futuro é hoje

Que filme de ficção científica que nada, o futuro pode ser fabricado na sua empresa agora mesmo. Drones, realidade virtual e inteligência artificial já estão por todos os lados, é só você olhar direitinho. Os primeiros já estão em todas as áreas, da segurança às pesquisas científicas passando pelo lazer na praia e pela publicidade. A estimativa é que a área cresça ainda mais com a regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A realidade virtual, por outro lado, nunca foi tão realidade: se as grandes marcas mais ou menos que dominam a produção, por que não fazer a produção de conteúdo para os óculos? Jogos, filmes, eventos, treinamentos e cursos são apenas algumas das muitas ideias. Imagine o público que você pode alcançar? Não tem limites, literalmente.

Processos otimizados nas empresas e nas residências, sem falar nas aplicações na medicina e nos carros de direção autônoma (sem motorista). Claro, os bons profissionais ainda são muito caros, mas pode ser um investimento que super vale a pena a médio prazo. Vale a pena pensar.

 

Segurança digital

Ocupando cada vez mais espaço a leitura biométrica – para pagamentos, dados bancários, smartphones, sistemas de segurança, identificação de pacientes em hospitais e de passageiros nos departamentos de imigração dos aeroportos – em breve deverá estar em praticamente tudo. Com aplicações ilimitadas, o reconhecimento facial, de retina ou digital já está nas ruas.

Da mesma forma, a detecção de fraudes no mundo digital também deve render uma ótima quantidade de clientes. Já existem alguns bons concorrentes consolidados, mas é uma área próspera, que cresce junto com a internet, detectando os incansáveis trapaceiros da rede.

 

Saúde e bem-estar – boas oportunidades de negócio sempre

A tecnologia e análise de alimentos pretende aproveitar ao máximo os nutrientes de cada item, mostrando o tempo exato que cada um deles deve ser preparado e a melhor forma de fazer isso. As aplicações são múltiplas, de hospitais e centros de recuperação e tratamento até o atletismo profissional.

Da mesma forma, o bem-estar corporativo é uma das maiores tendências empresariais, já que não é de hoje que se sabe que funcionários saudável, descansado e feliz rende muito mais. E aí valem as duas pontas da tecnologia: do desenvolvimento de programas e treinamentos específicos para o meio corporativo ao de softwares que ajudem fisioterapeutas, treinadores e clientes na rotina de exercícios e alimentação.

Viu como vale a pena buscar pelas melhores oportunidades de negócios em 2017? Mas saiba investir na sua empresa prospectando seus clientes da forma certa, afinal, eles é que serão o seu maior patrimônio. Conheça as soluções que a Prospecta tem para você e comece agora mesmo a desenhar o seu futuro!

Terceirize sua prospecção da sua empresa. Peça seu orçamento!

Há 15 anos, conectando empresas ao sucesso com prospecção ativa!