É hora de conhecer o destino ideal para o seu negócio

Compartilhe

Portugal tem sido um destino de pessoas de diversas nacionalidades que desejam começar a vida em outro país. Dentre elas, estamos nós, brasileiros que, segundo esta matéria, lideramos a lista.

No entanto, Portugal não é apenas a escolha para quem quer sair do Brasil e recomeçar. O país é uma das principais opções de destino de empresas para a internacionalização e para a entrada no mercado europeu. Mas, o que torna a terra dos lusitanos um destino para internacionalização de negócios? Siga a leitura e descubra!

O que dizem os números

Uma pesquisa realizada com 140 empresas pela Fundação Dom Cabral, intitulada “Trajetória de Internacionalização das Empresas Brasileiras”, aponta que 51% das organizações planejam realizar novas operações no exterior nos próximos dois anos.

Os dados são desta reportagem, que destaca ainda que das organizações que já atuam no exterior, 65% projetam expansão.

Mas os números não acabam aí. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae a partir da base de dados do Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior), reunidos no Comex Stat, em 2021, 30 mil empresas brasileiras exportaram seus produtos ou serviços.

Isso mostra o interesse dos negócios do nosso país em internacionalizar as operações. Agora, a pergunta que não quer calar é: para onde essas organizações estão expandindo?

Segundo informações publicadas pelo Governo Federal, Portugal é um dos países preferidos das marcas nacionais. Ainda de acordo com o Governo, o montante de investimentos brasileiros em Portugal é de aproximadamente 3,2 bilhões de euros (R$ 16,6 bilhões).

E o que faz Portugal ser um dos países preferidos das marcas nacionais?

Existem diversos motivos que podem explicar essa preferência. O primeiro é a quantidade de brasileiros no país, os quais já estão familiarizados com as marcas nacionais e que podem ser uma forte clientela. O segundo tem a ver com o idioma, que é uma barreira a menos que empresas precisam derrubar nos esforços de internacionalização.

Já o terceiro motivo é o crescimento do turismo no país. Este artigo aponta para o fato de que, conforme o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, “as receitas do turismo atingiram os 22 mil milhões de euros em 2022, superando em 20% o valor registado em 2019, naquele que foi considerado o melhor ano turístico”.

Com muitos visitantes estrangeiros, Portugal abre as portas para as marcas alcançarem um público internacional e diversificado.

Há ainda a própria localização do país. Situado no extremo oeste, às margens do Oceano Atlântico, o acesso a mercados europeus e outros destinos internacionais é facilitado tanto por via marítima, quanto rodoviária e aérea.

Por que sua empresa precisa estar presente em Portugal?

O mercado de TI em Portugal, por exemplo, pela primeira vez ultrapassou os 5 milhões de euros. O setor das TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) no país está em plena expansão e as empresas brasileiras são fortes concorrentes.

Além disso, estar em Portugal é uma maneira de diversificar as operações e proteger o negócio de crises que o nosso país venha a passar. Essa independência do mercado doméstico ajuda organizações a serem mais resilientes e se adaptarem melhor às circunstâncias.

Há ainda a questão da conexão linguística e cultural que pode facilitar a expansão inclusive para outros mercados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Outro motivo que justifica a internacionalização das empresas mirando Portugal é a entrada em um país membro da União Europeia. O mercado europeu costuma ser exigente e muitas organizações iniciam suas operações em Portugal para já ter uma base no continente e, aos poucos, ganhar espaço também em outros países.

Apesar dessas vantagens, como qualquer pessoa que decide mudar de país as empresas também precisam se preparar, pois o sucesso do projeto depende de como ele é planejado e executado. Alguns dos pontos a considerar são a legislação lusitana e as parcerias, por exemplo.

Por isso, é fundamental que empresas contem com a ajuda de uma equipe multidisciplinar e multilíngue, com experiência no mercado-alvo. A Prospecta já atua em Portugal e sabe como é abrir fronteiras visando à expansão de negócios com inteligência comercial.

Nossa equipe é altamente qualificada para desenvolver o planejamento, a prospecção de novos clientes e parceiros comerciais, implementar o projeto, identificar mercados, envolver-se na extensão da carteira de clientes e nas vendas e muito mais.

Clique aqui e conheça como funciona a Internacionalização de Serviços e Produtos!

Terceirize sua prospecção da sua empresa. Peça seu orçamento!

Há 15 anos, conectando empresas ao sucesso com prospecção ativa!