A digitalização e a transformação digital abriram as portas para muitas empresas que sonham em expandir fronteiras. Isso porque hoje, em um mundo indiscutivelmente globalizado, explorar novos horizontes é uma opção que pode trazer bons resultados para negócios de diferentes setores.
A estratégia de internacionalização das vendas trata justamente disso. Como você verá nas próximas linhas, aderir a ela pode alavancar o crescimento da sua empresa. Confira!
O que é internacionalização?
Internacionalizar uma empresa significa ofertar seus produtos e/ou serviços em outros países. A estratégia é adotada por diversos motivos, sendo um deles a necessidade de atrair novos nichos de mercado e novos clientes.
Muitas vezes, uma organização se vê saturada no seu país e não tem mais para onde crescer. Ou, ainda, tem uma oportunidade de conquistar mercado no exterior. Seja qual for o motivo, a internacionalização aparece como opção para aumentar as vendas.
Ainda sobre as razões que levam um negócio a decidir seguir esse rumo, estão as mudanças legais ou problemas econômicos em seu país e a própria globalização dos concorrentes.
Qual a importância e qual seu impacto?
Dependendo do caso, internacionalizar as vendas é uma alternativa adotada para empresas que querem reduzir custos de tributação. Também pode impactar nos lucros, uma vez que a marca passa a atrair clientes de outros mercados.
Outro impacto está no ganho da eficiência. Organizações que operam em outros países inevitavelmente precisam melhorar os processos internos. A estratégia traz melhorias até mesmo nos produtos desenvolvidos e serviços prestados, bem como na gestão.
Uma empresa de tecnologia, por exemplo, que começa a operar em outro país, acaba tendo que lidar com exigências de clientes às quais não estava acostumada. No final, essas exigências contribuem para que suas soluções sejam cada vez melhores e tragam mais resultados.
Consequentemente, a empresa vai também conquistando espaço maior no mercado interno. Existem ainda outros motivos que explicam a importância da estratégia de internacionalização das vendas. Dê uma olhada:
Quais são os benefícios de aderir à estratégia?
A internacionalização das vendas pode trazer diversos benefícios, como:
- Criação de uma boa imagem de marca: negócios que apostam na estratégia mostram que possuem uma marca forte, de prestígio e financeiramente saudável. Como consequência, os funcionários, clientes, fornecedores e investidores passam a confiar mais no negócio.
- Resiliência: em momentos de crise, a internacionalização ajuda a empresa a melhor se adaptar às circunstâncias, pois elas contam com mercados diferentes para atuar. Assim, podem pensar em estratégias diversas para continuar atraindo clientes e vendendo.
- Mais independência do mercado doméstico: tem uma frase que diz “não coloque todos os ovos na mesma cesta”. Quando uma organização investe todo o dinheiro em um único mercado, fica suscetível a qualquer mudança de legislação e a qualquer turbulência que o país passar. Estabelecer-se também em outro país ajuda a manter a balança equilibrada.
- Novos nichos de mercado: a internacionalização das vendas facilita para as empresas entrarem em mercados emergentes e encontrar novos nichos.
Atenção!
Embora a internacionalização das vendas possa ser uma maneira de alavancar o seu negócio, ela deve ser muito bem estudada e planejada. Só para se ter uma ideia, é preciso:
- Identificar mercados;
- Atentar-se às legislações;
- Desenvolver e implementar o projeto;
- Prospectar novos clientes e parceiros comerciais;
- Ter uma operação que atenda clientes no fuso horário correspondente;
- E muito mais.
Por se tratar de um processo que precisa também de apoio jurídico, é fundamental contar com uma empresa especializada em internacionalização das vendas.
Se você pensa em adotar a estratégia e expandir sua atuação para países da América e/ou da Europa, a Prospecta pode ajudar. Contamos com uma equipe multitarefa e multilíngue, com expertise para a execução dos serviços. Veja algumas das vantagens que oferecemos:
- Rápida formatação e início das operações;
- Equipe equipada e dedicada para cada projeto;
- Expertise em prospecção comercial;
- Investimento fixo mensal com projeção de investimento e retorno;
- Equipe jurídica interna;
- Telefonia 100% digital, integrada a todas as plataformas;
- Parceiros em todos os países da América do Sul;
- Flexibilidade de jornadas de trabalho da equipe Prospecta, devido aos fusos horários;
- Atendimento personalizado 0800 para cada cliente;
- Suporte completo a todas as etapas da internacionalização;
- Centralização de reuniões via WebEX.