7 estratégias para Geração de Leads B2B

Compartilhe

Vendas B2B podem ser longas e complicadas, pois exigem uma abordagem muito metódica até a decisão de compra. A geração de leads é imprescindível para o negócio B2B, e novas ideias estão chegando para percebermos como aumentar o número de leads pode ser um grande desafio. Acompanhe aqui as melhores estratégias para gerar mais leads:

Conteúdo

Ajude os seus clientes potenciais a reconhecer um problema em seu negócio e permita descobrirem que você é a solução. Para isso, crie conteúdo diversificado. Estratégias de marketing de conteúdo podem ser um forte canal para captação de leads. Seus compradores têm desejos e necessidades exclusivas, por isso contemple seu conteúdo em vários formatos. Seus consumidores também estão em diversos estágios de compra, por isso aprimore seu conteúdo para cada etapa, para que você possa acelerar o processo. Pense estrategicamente em segmentar esse público, afim de ter uma abordagem mais assertiva.

Informação

Ao gerar leads por meio de formulários, escolha informações realmente relevantes e estratégicas para a posterior abordagem do seu prospect. Pergunte a si mesmo que tipo de informação é absolutamente necessária para dar início ao seu processo de vendas. Um formulário prolongado pode prejudicar suas taxas de conversão e você pode estar perdendo boas indicações. Verifique quais informações você pode obter por outras fontes (por meio de ferramentas, redes sociais, Linkedin, etc.) e reduza o número de campos, a fim de aumentar as chances de conversão.

Público-alvo

O seu site é voltado para o tomador de decisão ou alguém que está ajudando-o a avaliar a sua solução? Uma dica importante: tenha fé no método científico. Baseie a sua otimização e redesenho de decisões em dados, e não em opiniões. Use toda informação qualitativa e quantitativa disponível para analisar as barreiras no caminho do comprador.

Engajamento entre as equipes

Envolva-se em conversas ativas com sua equipe de vendas. Certifique-se de que você está alinhado ao processo, procure receber feedbacks constantes das equipes de qualificação de leads e entenda quais leads estão sendo convertidos em negócio. Dessa forma, é possível ajustar e direcionar os investimentos para um a combinação mais produtiva de demanda para as vendas.

Parcerias

Realize Co-marketing, publique artigos em blogs de parceiros que compartilham o mesmo público-alvo que o seu. Um guest post, como é chamado, permite ampliar o fluxo de potenciais clientes para o seu site com um investimento muito baixo, estabelecendo em você a confiança que têm no site em que foi publicado o artigo.

Foco

A clareza na mensagem e na proposta de valor é fundamental, e estes precisam corresponder com os desafios e desejos de seu mercado-alvo. Criar uma mensagem concisa pode tornar-se complicado se você tem múltiplos públicos. Por isso, enquanto não puder haver alturas diferentes para cada perfil, a mensagem deve ser consistente em seu núcleo.

Prospectar

Aliás, o que “lead” realmente significa? A maioria dos profissionais estão interessados em um nome, um telefone e um e-mail. Mas é isto o que você realmente precisa? E se você soubesse a “dor” do seu prospect? Como saber se realmente há uma adequação do seu produto à necessidade dele? E se soubesse a melhor forma que ele deve ser abordado pela sua equipe comercial? Identificar o interesse de uma empresa é a chave para um prospect tornar-se um lead qualificado. E saber a abordagem ideal é a chave para o êxito de uma venda. E então, apenas cabe à sua equipe de vendas levar essa informação e assumir o controle do ciclo de compra.

Fonte – Hubspot, Marketing de Conteúdo

Terceirize sua prospecção da sua empresa. Peça seu orçamento!

Há 15 anos, conectando empresas ao sucesso com prospecção ativa!