10 sinais de que seus e-mails estão indo para o spam

Compartilhe

e-mails

É importante que toda equipe de vendas esteja atenta aos sinais de que os e-mails estão indo para o spam. Afinal, é o pior pesadelo de qualquer profissional que lida com prospecção por e-mail marketing.

No entanto, é algo que pode ocorrer e que a equipe precisa estar ciente da situação para lidar da melhor forma possível. Afinal, quando algo é diferente do esperado, ter uma estratégia eficaz de correção realmente faz a diferença.

Para te auxiliar a obter bons resultados, nós trouxemos 10 sinais de que seus e-mails estão indo para o spam. Confira a seguir todos eles, para que possa reconhecer a situação de forma rápida e consiga lidar da melhor forma com essa adversidade.

 

10 sinais de que seus e-mails estão sendo classificados como spam

Nós listamos sinais de atenção, para que possa ter uma boa performance em sua empresa, evitando que cometa o grave erro de ignorar tais sinais, confira:

 

 

1.     Taxas de abertura e resposta declinando

Um dos principais sinais que não se pode ignorar é justamente que suas taxas de abertura e resposta estão declinando.

Quando os destinatários não veem ou não respondem seus e-mails, eles acabam sinalizando que são mensagens indesejadas ou irrelevantes.

Para que esse problema possa ser contornado, monitore constantemente suas métricas de e-mail e deixe registrado momentos que apresentam queda repentina nas taxas de abertura e resposta.

Dessa forma, a equipe saberá exatamente quando precisa fazer ajustes que vão melhorar a capacidade de entrega dos e-mails.

Todas as empresas que usam estratégias de envio de e-mails como parte de sua comunicação obrigatoriamente necessitam recorrer ao monitoramento de resultados.

Se não há um acompanhamento, é impossível verificar se a estratégia tem sido eficiente ou precisa ser melhorada.

 

2.     Você está usando palavras inadequadas

Algumas palavras como desconto e urgente são bandeiras vermelhas para os filtros de spam. O que faz com que o e-mail seja direcionado para a caixa de spam com mais facilidade.

Por isso, escolha uma linha de assunto e conteúdo de e-mail sem tais termos. De modo que, consiga usar sinônimos que são atraentes para o público leitor e que não acionam os gatilhos de proteção automática do e-mail.

Afinal, é muito importante que sua mensagem preparada com tamanho cuidado realmente chegue ao cliente e traga o potencial de resultado que você almeja.

É muito importante que seus e-mails sejam escritos de forma estratégica, usando uma comunicação clara e sem apelo ao uso de palavras que disparam a bandeira vermelha de spam.

 

3.     Problemas de reputação como remetente

Não é raro que empresas tenham uma péssima reputação como remetentes. E isso ocorre devido ao fato de ter um endereço de e-mail e domínio classificados como pouco confiáveis.

Para melhorar a sua reputação é importante se certificar de sempre enviar conteúdo relevante e que realmente seja valioso para os assinantes. De modo que, possa ter uma imagem respeitada no mercado.

Outro cuidado muito relevante é limpar a sua lista de e-mails. Dessa forma, a empresa consegue remover da lista aqueles contatos inativos que acabam sendo ruins para a reputação da empresa.

É sempre importante fazer uso de estratégias que melhorem a sua reputação como remetente, como evitar disparos em massa sem uma estratégia por trás, limpar a sua lista de e-mails e montar a sua própria lista de contatos.

Afinal, comprar listas prontas pode não gerar o melhor retorno sobre o investimento. Uma vez que, muitos e-mails não são compatíveis com o seu público-alvo e não existem mais. O que faz com que sua reputação fique prejudicada ao enviar vários e-mails para esses endereços.

 

4.     Seu e-mail tem imagens e/ou links

Quando a empresa utiliza imagens ou links em seus e-mails, a tendência é que aumente as chances de marcação como SPAM.

Além disso, é preciso observar que a imagem e o link não podem ser fontes para levar o cliente a sites suspeitos que usam palavras-chave com spam.

Sempre que for fazer uso de imagens, use alt tags adequadas. Assim como, sempre que for fazer uso de links inclua um call-to-action claro para o link.

Dessa forma, é possível personalizar os anexos para demonstrar que não são problemáticos, justamente para que eles não acionem os filtros de spam.

Usar imagens e links para atrair a atenção é uma estratégia útil. Mas não deve ser aplicada a absolutamente todos os e-mails disparados pela empresa.

Bem como, precisa ser executada com o cuidado necessário para que se possa ter um retorno sobre o investimento.

 

5.     O corpo do e-mail é genérico

Está enviando o mesmo e-mail para vários clientes em potencial? Isso é uma verdadeira bandeira vermelha para filtros de spam.

Para evitar o problema, é importante personalizar seus e-mails, abordando o destinatário pelo nome, por exemplo.

Além disso, é possível incluir informações relevantes e específicas para cada cliente. Justamente para que o corpo do e-mail seja capaz de transmitir a sua mensagem sem que chame a atenção dos gatilhos de verificação do e-mail.

Outra dica importante na hora de escrever o e-mail é evitar usar letras maiúsculas em excesso, muitos pontos de exclamação e fontes que são incomuns. Afinal, o objetivo é garantir que seu e-mail seja simples, profissional e capaz de gerar interesse.

Personalize seus e-mails para cada indivíduo, com o intuito de garantir que as pessoas se sintam valorizadas ao receberem o e-mail e ele não se transforme em spam.

Muito embora seja necessário algum investimento para que a personalização se dê de forma eficiente, é útil acompanhar o retorno sobre o investimento.

De modo que, possa identificar se é justificável não só do ponto de vista de ter e-mails que não são classificados como spam, como também em relação à taxa de negócios fechados com a estratégia.

 

6.     Seu e-mail estava inativo e passou a disparar vários e-mails

Isso é um problema comum e que pode ocorrer devido a vários motivos. Seja por passar um tempo longo sem enviar e-mails ou quando muda de provedor de e-mail, é importante ter o cuidado de começar o disparo de e-mails de forma estratégica.

Verifique sua conta regularmente, evitando que o e-mail fique listado como inativo. Além disso, quando mudar de provedor sempre tenha o cuidado de atualizar seus contatos, revendo a lista de disparo.

Nos casos de reativação de um e-mail ou mudança de provedor, comece o disparo de mensagens de forma estratégica, fazendo pausas para que a empresa não tenha problemas com a reputação de seu endereço de e-mail.

 

7.     Seu domínio é novo

Os domínios novos são frequentemente atrelados à atividade fraudulenta e spam. Por isso, é preciso aquecer o seu domínio para que ele seja visto como confiável.

Em outras palavras, é importante começar enviando pequenos lotes de e-mails, para que possa demonstrar que seu domínio não está fazendo spam.

Aos poucos, é viável aumentar o lote de envios, para que conquiste a confiança de provedores de e-mail. Dessa forma, você estará aumentando as chances de seus e-mails chegarem à caixa de entrada de seus usuários.

É válido traçar uma estratégia para que use o domínio de forma constante e regular nos primeiros meses, fazendo envios de pequenos lotes e interagindo com as pessoas que respondem.  De modo que consiga demonstrar a credibilidade de seu e-mail.

 

8.     Sua lista de e-mails nunca foi limpa

É muito provável que sua empresa tenha uma lista de e-mails com alguns contatos que já não existem mais ou que não são relevantes por falta de uso frequente.

Portanto, os provedores de e-mails percebem os usuários inativos como taxa de rejeição ao seu e-mail, gerando a suspeita de que seu material é spam.

O ideal é limpar a sua lista de e-mails regularmente, sempre visando garantir a exclusão daqueles contatos sem engajamento. Além disso, também é possível estruturar campanhas de reengajamento, para aqueles assinantes inativos confirmarem a própria assinatura de sua newsletter.

De modo que, essas pessoas possam voltar a interagir, evitando que a empresa continue enviando e-mails sem sucesso.

Afinal, não é interessante simplesmente excluir contatos. A exclusão deve ser feita em última instância após uma campanha de reengajamento. Todavia, quando se mostra necessário, é preciso eliminar endereços de e-mail da lista para que as suas mensagens continuem sendo listadas como relevantes e não passem a ser consideradas como spam sempre.

 

9.     E-mails que estão sendo devolvidos

Conhecidos como bounces, o problema ocorre quando o e-mail não pode ser entregue na caixa de entrada do destinatário. E isso ocorre por vários fatores, como endereços inexistentes ou caixa de entrada lotada.

Portanto, é preciso eliminar de sua lista de contatos aqueles endereços que geram a devolução. De modo que, seja possível evitar a devolução frequente.

 

10.  Seu e-mail não está sendo aquecido

Parecido com o que ocorre com um domínio novo, quando o e-mail fica muito tempo sem ser utilizado ele precisa ser “aquecido”. Em outras palavras, significa que é necessário enviar pequenos lotes de mensagens direcionados para endereços realmente qualificados.

De modo que, todas as pessoas recebam o e-mail e, com isso, fique nítido para o provedor que não está fazendo um disparo em massa. Dessa forma, seu endereço de e-mail poderá passar despercebido. Evitando que seu domínio seja classificado como spam e tenha problemas por causa disso.

 

E-mails que se tornam spam são prejuízo para sua empresa

É muito importante que os sinais de problemas em seus e-mails sejam percebidos com tempo hábil para a correção.

Uma vez que, disparar e-mails que não apresentam uma boa taxa de retorno significa que a equipe está trabalhando sem sucesso e isso pode ser, na verdade, a representação de um prejuízo.

Afinal, o disparo de e-mails requer investimento, além do horário dos colaboradores que são remunerados e foi dedicado à criação do material que será ignorado.

Portanto, é indispensável identificar e corrigir erros, com a finalidade de evitar que o investimento realizado no envio de e-mails traga retorno.

Tendo em vista que, é preciso crescer a base de clientes de forma sustentável e contínua, gerando engajamento com o conteúdo produzido para captação de leads.

A prospecção de qualidade é capaz de produzir os resultados esperados pela empresa. Por isso, é importante investir em estratégias comprovadamente eficazes.

 

Garanta uma prospecção eficiente

Precisa de uma equipe de prospecção eficaz, que seja capaz de trazer um bom retorno sobre o investimento?

Entre em contato conosco e conheça a nossa proposta personalizada para seu negócio! Nosso time tem a prospecção como core business, entregando qualidade em cada detalhe da jornada.

Por isso mesmo, conseguimos oferecer resultados consistentes e contribuir para que seu negócio tenha a ampliação desejada na base de clientes.

Garanta uma equipe profissional atuando em sua prospecção de clientes e deixe seus vendedores focados no fechamento das vendas.

Nosso time atua com a prospecção por diferentes canais, viabilizando resultados expressivos a partir do entendimento de quais são os objetivos de sua empresa.

Conheça nosso trabalho e encontre uma solução eficaz para a prospecção de clientes em seu negócio.

Terceirize sua prospecção da sua empresa. Peça seu orçamento!

Há 15 anos, conectando empresas ao sucesso com prospecção ativa!